sábado, 5 de junho de 2010

Técnicas de Coleta e Prospecção de Fósseis

Fósseis: Coletas e Métodos de Estudos
Após a descoberta de um fóssil, o primeiro desafio de um paleontólogo, consiste em sua retirada do campo e preparação em laboratório.
não existe uma técnica formal e exata para a preparação de fósseis.
O objetivo principal deste trabalho é apresentar algumas técnicas ou procedimentos mais comuns, bem como instrumentos e equipamentos que ajudem na coleta e preparação do fóssil.
• Prospecção e Coleta de Fósseis;
O pesquisador antes de ir ao campo e após definir os locais de prospecção, devera realizar uma vasta revisão bibliográfica. O pesquisador devera extrair o maior numero possível de informações sobre geologia da área em estudo. Para isso elabora um perfil do afloramento em questão.
• Coleta em Afloramento;
Em muitas situações os fósseis estão visíveis nos afloramentos, bastando se seguir os procedimentos correto.
• Peneiramento
O peneiramento de sedimentos, para a procura de fósseis é uma das técnicas mais difundidas. A coleta de pequenos fosseis como escamas de peixe, dentes de vertebrados e pequenos invertebrados só é possível através do peneiramento.
• Coleta em Cavernas;
Os fósseis podem ocorrer em sedimentos friáveis impregnados por calcita ou ainda submersos em cavidades inundadas. Os encontrados em sedimentos friáveis são geralmente de fácil remoção, implicando apenas na retirada do material com instrumentos leves. O transporte do fóssil do interior da caverna para o exterior deve-se proteger os fósseis com bandagens de gesso ou plástico.
• Bandagem de gesso e embalagem;
Tal procedimento inicia-se engessando a parte exposta do fóssil, posteriormente escava-se a parte inferior virando-o com gesso para baixo e engessando novamente. A bandagem de gesso pode ser feita a partir de tiras recortadas de saco de linhagem ou tecido semelhante, embebido em gesso.
• Preparação de Fosseis;
Dependendo da origem do fóssil pode levar meses de intenso trabalho até que esteja pronto para ser estudado ou exposto. Para tanto é necessário se conhecer a anatomia do fóssil e a maneira em que o mesmo foi preservado
• Preparação Mecânica dos fosseis
Na preparação mecânica consistem visualizações e analise completa do material ser preparado. Ao iniciar a preparação de um fóssil é necessária a acomodação do bloco de rocha em uma base estável.
• Bancada de Preparação;
A bancada não precisa ser grande, uma área trabalho de 120 por 80 cm. A preparação mecânica consiste basicamente em fraturar, raspar ou desgastar a rocha matriz que envolve o fóssil. Para isso o paleontólogo emprega simples equipamentos como canivete a um sofisticado aparelho de ultrasom. No laboratório devem-se usar óculos para a proteção dos olhos e luvas.
Utiliza-se também cinzéis que são conhecidos por talhadeiras ou ponteiras, martelos ou marretas para fraturar a rocha matriz.
Durante a limpeza do sedimento utiliza-se trinchas, pinceis de pelo ou de seda, escovas e bulbos. Além de aparelhos odontológicos, estiletes e pinças.
•Aparelhos de rotação;
São de dois tipos os elétricos e os de ar-comprimido. Os elétricos são considerados mais baratos e de bom desempenho; os de rotação a ar-comprimido são de excelente desempenho, sendo portanto os mais indicados para trabalhos delicados.

2 comentários: